Blog Post

Atacama 

Mario Ramos • jul. 24, 2018

Tudo que você precisa saber sobre o deserto do Atacama

O Deserto de Atacama está localizado na região norte do Chile até a fronteira com o Peru e a Bolívia pelo Salar de Uyuni. Com cerca de 1000 km de extensão, é considerado o deserto mais alto do mundo. Como ja disse o Aeroporto mais próximo é o de calama e a Cidade mais próximo com toda estrutura de hospedagem, bares, restaurantes e agências de turismo é San Pedro de Atacama.
O Deserto é incrível a cidade é da San Pedro e Charmosa mas não tive sorte pois os passeios que eu mais queria Fazer que São as Lagunas Altiplanicas e o Famoso Tour Astronômico pelos mesmos motivos do Salar de Uyuni ( condições climáticas como lua cheia 🌕 , neve e chuva ☔️ da semana passada também ) mesmo com todos contratempos deu para aproveitar a cidade e conhecer o Vale de La Luna que era um dos que eu mais queria conhecer.

O que Fazer ? Quais os passeio imperdíveis ?

Passeios no Deserto de Atacama

Os passeios são as principais atividades para fazer no Atacama. Eles são oferecidos por diversas agências turísticas de San Pedro de Atacama e seu serviço consiste em transportar os turistas a um determinado ponto (ou mais de um ponto) e oferecer o serviço de guia, que faz toda a diferença para o sucesso de um passeio, pois com um guia você pode entender a história do lugar.

Em San Pedro você encontrará uma enorme variedade de agências turísticas que todos os dias realizam excursões para os principais pontos do deserto. O ideal é deixar para reservar os passeios ao chegar por lá, porque dessa forma você poderá ver de perto como funciona o negócio e barganhar um preço bom, principalmente se optar por fazer mais de um passeio com a mesma agência.

São vários os passeios oferecidos pelas agências em San Pedro e todas elas costumam colocar placas na porta de suas lojas avisando qual será sua programação para os próximos dias. Os passeios normalmente acontecem em dois turnos: há os que saem pela manhã e retornam às 14h e os da parte da tarde, que saem às 16h, retornando por volta das 20h. Para fazer alguns passeios, é necessário sair muito cedo, às vezes de madrugada, por isso alguns hotéis preparam um lanche para que os turistas levem, e várias agências oferecem café da manhã ou almoço, dependendo da duração do tour.

É possível fazer dois passeios por dia, mas tenha em mente que dois passeios por dia, todos os dias, poderá ser bem desgastante. Os tours que costumam ser oferecidos pela manhã são: Geyser del Tatio, Lagunas Altiplanicas, Vale del Arcoiris, Salar de Tara; pela tarde você poderá ir ao Vale da Morte e Vale da Lua, Vale do Arco-Íris, Termas de Puritama e Laguna Cejar. Pela noite ainda é possível fazer um tour astronônimo, que permite conhecer mais sobre o espaço, estrelas e constelações.

Que passeios fazer?

São vários os passeios para fazer no deserto e os roteiros podem variar um pouco dependendo da empresa que o faz. A maioria das excursões são compartilhadas com outros turistas, mas se você contratar um passeio particular, poderá fazer o roteiro que preferir. Alugar um carro e fazer os passeios por conta própria é uma opção que existe, mas não aconselhamos. Há diversos casos de pessoas que ficam perdidas no deserto ou quebram o carro e precisam ficar esperando até que um bom samaritano preste socorro. Faça esse tipo de passeio independente apenas se souber exatamente dos riscos em questão, se estiver preparado para dirigir na terra e souber lidar com situações adversas.

Os quatro passeios clássicos a partir de San Pedro são: Vale da Lua + Vale da Morte, Geysers del Tatio, Lagunas Altiplânicas e Laguna Cejar. Todos esses passeios são lindos, se você tiver tempo, recomendamos que faça todos. Aliás, faça todas as atividades que puder, cada uma tem seu diferencial!

No Vale da Morte e Vale da Lua você conhecerá formações de sal, dunas de areia, cânions e terrenos irregulares com várias formações curiosas.

Já os Gêisers impressionam porque são raros e têm um funcionamento muito peculiar-visitando os gêisers podemos vê-los entrando em erupção na nossa frente, expelindo gases e entender como se formam. As lagunas altiplânicas irão impressioná-lo não apenas pela beleza, mas pela localização: estão a mais de 4.000 metros de altitude. O passeio das lagunas altiplânicas faz uma parada no Salar de Atacama, onde você poderá ver o Salar de Atacama e a Laguna Chaxa, que tem flamingos-tudo isso no meio do deserto!

A Laguna Cejar é um dos passeios que consideramos imperdíveis! Essa lagoa tem uma enorme quantidade de sal, que faz com que nosso corpo não afunde ao entrar na água. A sensação é muito interessante, só não recomendamos mergulhar na lagoa, porque a quantidade de sal é realmente muito grande.

Além dos passeios tradicionais, existem outros que são oferecidos e que são igualmente espetaculares. Um passeio incrível e não tão popular é o passeio ao

Salar de Tara , que leva a uma área do deserto com grandes formações rochosas esculpidas pelo vento e a uma lagoa linda! Para descansar e ter um dia mais relax , a melhor pedida é ir às

Termas de Puritama , que ficam encravadas em um vale e possuem águas quentinhas. Quem gosta de geologia deve incluir no roteiro o

Vale do Arco-Íris , um local com formações rochosas com presença de diversos mineirais.

Para quem gosta de exercícios físicos, o Atacama é uma ótima oportunidade para escalar um vulcão. Há vários vulcões ao redor de San Pedro e as ascenções têm diferentes níveis de caminhada, algumas duram mais de um dia. Recomendamos esse tipo de atividade apenas àqueles que se sentem bem fisicamente, pois é exigido bastante preparo físico, principalmente por conta do esforço maior causado pela altura. Se gosta de esporte, faça o sandbord nas dunas.

San Pedro está perto da fronteira do Chile com a Bolívia e, se puder, inclua no roteiro o passeio que leva ao Salar de Uyuni (Bolívia) . Há passeios de um dia para as lagoas bolivianas, porém, nossa dica é fazer o roteiro completo ao Salar de Uyuni, que leva 4 dias e 3 noites. O passeio ao Salar de Uyuni é incrível, cheio de paisagens surpreendentes e quase inacreditáveis, tamanha beleza. Uma viagem ao deserto de Atacama pode ser ainda mais completa se você dividir a viagem com um roteiro pela Bolívia! Veja aqui nosso guia sobre o passeio ao Salar de Uyuni !

Logo abaixo você confere detalhes sobre cada um dos passeios.

Os passeios e a altura

Você já deve ter ouvido falar que o deserto do Atacama é o mais alto do mundo e que a altitude elevada pode implicar em sintomas desagradáveis em nossa saúde, como dor de cabeça, náuseas e cansaço. Para evitar esses sintomas indesejados causados pelo mal de altura, pegue leve nos primeiros dias de viagem e evite fazer muito esforço físico.

Durante o primeiro dia de viagem, por exemplo, reserve um tempo para descansar e se aclimatar. Nos primeiros dias em San Pedro, faça tours aos locais próximos de SPA e evite os passeios mais distantes e que passam dos 4.000 metros. Para se adaptar, faça passeios como o da Laguna Cejar, Vale da Lua e Vale da Morte, Pukará de Quitor, Pedra do Coyote; quando se aclimatar, faça os passeios que levam a maior altitude e percorrem maiores distâncias, como os Geysers del Tatio (4.320 m), Lagunas Altiplanicas (4.200 m); Salar de Tara (4.800 m) e trekking nos vulcões.

Escolhendo uma agência

São tantas as agências que fazem passeios pelo deserto que é até difícil escolher qual utilizar. Há aquelas que são mais conhecidas e que têm preços mais altos e há as agências que são de menor porte e possuem preços melhores. Como o ideal é deixar para contratar os passeios em San Pedro, faça uma ronda por alguns agências, converse com os atendentes e feche seus passeios com o lugar que lhe passar mais confiança.

Fizemos quase todos os passeios com a agência Grado 10, que é considerada mais cara, mas em compensação tem um carro 4x4 muito bacana e oferece refeições legais. Outra empresa que fizemos um passeio e tinha um guia excelente foi a Layana. Para o transfer até as Termas de Puritama, utilizamos a agência Sun Travel e o guia também era bom. Entre as agências mais renomadas para fazer passeios estão a Grado 10, Turistour e Desert Adventure, por exemplo.

Para fazer o tour astronônico, utilizamos a Space Obs e recomendamos muito essa agência, que é considerada a melhor para esse tipo de passeio-eles são bem profissionais e durante a lua cheia a agência fica até fechada, porque nessa lua o céu fica muito claro e não se pode ver tantas estrelas.

Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama (1)

O passeio das Lagunas (Lagoas) Altiplânicas é um dos principais tours a se fazer no Atacama. Ele parte cedinho de San Pedro de Atacama e tem como objetivo visitar as Lagoas Miscanti e Miñiques, além de uma área do Salar de Atacama e da Lagoa Chaxa. 
O passeio parte em torno das 6h da manhã de San Pedro de Atacama e ao todo...

Tour Astronômico (1)

Quando pensamos nos passeios a se fazer no Atacama, quase sempre pensamos nas atividades a serem feitas durante o dia e acabamos esquecendo o que pode ser feito durante a noite. Um programa muito especial para fazer no Atacama é observar as estrelas, que pela pouca quantidade de luz da vila, ficam muito mais aparentes e perceptíveis. O Atacama, inclusive,...

Valle de La Luna (1)

O Vale da Lua (ou Valle de la Luna) é o passeio mais tradicional a se fazer no Atacama. As empresas turísticas que realizam esse passeio fazem um roteiro que primeiro vista o Vale da Lua, em seguida o Vale da Morte e, por fim, a Pedra do Coyote, um local lindo para tirar fotos e admirar o pôr do sol.
O Vale da Lua recebeu esse nome porque...

Pukara de Quitor (1)

Pukará de Quitor é um sítio arqueológico a cerca de 3 km de San Pedro de Atacama. Tratata-se de uma edificação de pedras construída no século XII, que tinha como objetivo ser como uma fortaleza (por isso está localizada em cima de um morro), além de servir como moradia e para armazenamento de alimentos....

Laguna Cejar e Tebinquinche (1)

O passeio da Laguna Cejar e Laguna Tebinquinche é um dos programas que consideramos "obrigatórios" a se fazer no Atacama. A Lagoa Cejar, em especial, é imperdível. Por isso tente incluí-la no seu roteiro, mesmo que o tempo esteja apertado. 
O passeio começa na Lagoa Cejar, que é uma lagoa de águas...

Aldea de Tulor (0)

A Aldeia de Tulor está a cerca de 11 km de San Pedro de Atacama e é um passeio que não costuma ser feito pelas agências, então você deve fazê-lo por conta própria, de carro, táxi ou bicicleta. 
Essa aldeia é pré-colombiana e estima-se que seja de 800 a.C. Nela você poderá observar...

Geiser del Tatio (0)

O passeio aos géiseres de Tatio é um dos programas mais procurados de San Pedro de Atacama. Ele começa bem cedo, já que as agências passam nos hotéis para buscar os turistas a partir das 4h da manhã. São percorridos mais de 200 km na excursão e é necessário deixar SPA cedo, principalmente porque...

Salar de Tara (0)

O Salar de Tara é um dos passeios mais bonitos que o Atacama reserva aos seus visitantes. Ele não faz parte do roteiro tradicional, mas se você tiver tempo disponível, vale a pena incluí-lo na programação. 
No passeio ao Salar de Tara, passamos primeiramente por uma área com formações rochosas...

Sandboard (0)

O sandboard é uma espécie de snowboard na areia, você coloca uma prancha em seus pés e com ela descerá uma duna de areia. Para quem não está acostumado, não é uma atividade tão fácil de se praticar, mas se você é do time dos que gostam de aventura, certamente é um passeio...

Subida aos Vulcões (0)

San Pedro de Atacama está próximo de vários vulcões e ao invés de vê-los apenas de longe, você pode aproveitar a viagem para fazer um trekking e subir em alguns que ficam nos arredores da vila. A atividade não é das mais fáceis, é verdade, mas para quem um pouco de preparo físico e...

Termas De Puritama (0)

As Termas de Puritama são termas privadas que ficam a cerca de 30 km de San Pedro de Atacama. Elas são formadas ao longo de um rio, que tem águas quentes naturalmente; no percurso desse rio foram construídas 8 piscinas, e cada uma dessas piscinas têm temperaturas mornas, que variam entre os 28º e 35ºC. As termas ficam...

Vale do Arco-Íris e Yerbas Buenas (0)

O passeio ao Vale do Arco-Íris não é dos mais tradicionais em San Pedro, mas para quem quer fugir do roteiro tradicional, é uma boa opção.

O passeio tem uma parada no Vale do Arco-Íris, localizado na Cordilheira de Domeyko. O vale ganhou esse nome porque é formado por diferentes minerais e cada um desses minerais tem...

1º Vale de La Luna
Sobre o Passeio : O passeio pelo vale de La Luna custa 12.000 CLP saindo da Agência Vulcano mais 3.000 CLP de entrada no Parque o passeio começa as 15:00 pm e termina com um deslumbrante por do sol na pedra do Coyote. No decorrer do passeio o guia explica sobre as formações rochosas e modificações que ocorreram com passar do tempo alem de entrar nas carvenas de sal. É possível realizar esse passeio de Bicicleta 🚲 que custa 3.500 CLP do Aluguel da Bike mais 3.000 CLP da entrada no parque( diversos passeios podem ser feitos de Bicicleta 🚲 aqui no atacama mas para quem busca comodidade ou tem pouco tempo é recomendado fazer com uma agência até mesmo porque tem um guia explicando tudo).

📍Vale de La luna - San Pedro de Atacama

O Vale da Lua está localizado na cordilheira Domeyko e é uma das paisagens obrigatórias para quem visita San Pedro de Atacama. É caracterizada por suas enormes dunas, a maior das quais é o Anfiteatro Valle de la Luna de cerca de 40 metros formado por rocha, sal e areia.

Há vários estudos que indicam que no Vale da Lua havia um grande lago, mas esse produto de atividade vulcânica e aluviões formava a cordilheira Domeyko, que é a base dessa paisagem. Assim se formaram vales e montes de sal, pedra e areia, livres de flora e fauna e formou-se uma paisagem de terra colorida semelhante à lua.

Valle de la Muerte está muito perto do Valle de la Luna, que é um verdadeiro abismo de areia localizado a apenas 6 km de San Pedro de Atacama. Seu nome é devido ao fato de que ossos foram encontrados (humanos e animais) e acredita-se que qualquer um que tentou atravessar este vale morreu no caminho. Como o Vale da Lua é caracterizado por suas estranhas formas geológicas, suas incríveis esculturas rupestres e dunas de areia.

Você pode praticar esportes como mointainbike, horseback e sandboard nas suas dunas, uma atividade muito procurada pelos turistas.


Qual a melhor época do ano para visitar o Atacama?

JANEIRO - alta temporada até meados do mês, devido ao início da temporada de chuvas.

FEVEREIRO - muito quente e é o período das chuvas, é considerado alta temporada por conta do carnaval, mas é muito arriscado pois os passeios são cancelados. Entretanto, para Uyuni essa é a época do famoso espelho de água, mas muitas atrações também estão fechados.

MARÇO - esse foi o mês que eu escolhi visitar o Atacama. Apesar de ser um mês mais incerto, em março eu peguei dias ensolarados e noites bem frescas. Todos os passeios estavam funcionando normalmente e a cidade estava cheia, mas não lotada.

ABRIL e MAIO - baixa temporada porque acaba o período de férias. A temperatura amena durante o dia e noites mais quentes, mas vale lembrar durante a semana santa o destino é bem procurado.

JUNHO - um mês mais frio, considerada baixa temporada e começa o risco de nevasca nos passeios de altitude (acima de 4.000m), por isso eles são encerrados.

JULHO - muito turista devido às férias de inverno no Chile, mas é bastante frio e o risco de nevasca continua o mesmo.
AGOSTO - é o mês mais frio, ainda é alta temporada e o risco de nevasca é alto.

SETEMBRO - ainda está frio, mas temperatura começa a ficar mais quente, é um mês muito procurado pelos chilenos devido às festas Pátrias que ocorrem entre os dia 17- 20 de setembro.

OUTUBRO e NOVEMBRO - a temperatura já está agradável de dia e de noite, são meses muito recomendados para fazer os passeios e os hotéis costumam ser mais baratos.

DEZEMBRO - altíssima temporada! É um mês bem quente, cheio de turistas de vários lugares do mundo, os hotéis são mais caros e a viagem deve ser agendada com muita antecedência.
⠀
Ou seja, os melhores meses para visitar o Atacama são abril, maio, outubro e novembro pois os meses com clima mais estáveis e preços melhores de hotelaria.

Onde comer?

O conteúdo do seu post vai aqui. Para editar este texto, clique sobre ele e exclua este texto padrão. Comece a digitar o seu próprio texto (ou cole de uma fonte diferente).
Para controlar a cor ou tamanho deste texto, por favor mude as cores globais ou o tamanho do texto na seçāo de Design no menu à esquerda do editor.

Onde se hospedar ?

As opções de Hospedagem em San Pedro são as mais variadas possíveis

Como chegar ?

Para Chegar em San Pedra de Atacama existem varias formas a mais fácil é pegando um voo de Santiago para Calama ( Sky e Latam operam essa rota).
Onibus
Uyuni

Por Mario Ramos 06 fev., 2020
Tudo que você precisa saber sobre Pucon no inverno.
Por Mario Ramos 18 dez., 2018
Nesse post eu deixo dicas e informações sobre esse Paraiso pouco Explorado em Salvador- BA
Por Mario Ramos 03 nov., 2018
Esse texto fala sobre como viajar sozinho pode ser uma experiência incrível.
Por Mario Ramos 31 out., 2018
Guia de como se Locomover na Capital Chilena
Por Mario Ramos 31 out., 2018
Um texto que trata sobre o valor da liberdade
Por Mario Ramos 11 out., 2018
Dicas do que fazer em Salvador
Por Mario Ramos 20 set., 2018
10 dicas de atrações imperdíveis em Foz do Iguaçu
Por Mario Ramos Junior 11 set., 2018
Brotas é uma cidade do interior do Estado de São Paulo, distante apenas 250 km da Capital. É uma ótima opção turística para quem busca aventura e boa comida. Reconhecida nacionalmente como capital do turismo de aventura, a Estância Turística de Brotas possui diversas atividades de ecoturismo e lazer para toda família. Confira a baixo meu guia completo com dicas do que fazer na cidade.
Por Mario Ramos 08 set., 2018
Guia completo com dicas básicas de São Luis e dos Lençóis Maranhenses
Por Mario Ramos 24 jul., 2018
Tudo que você precisa saber sobre o deserto do Atacama no Chile
Mais Posts
Share by: