Blog Post

Mobilidade e transporte em Santiago

Mario Ramos • out. 31, 2018

Locomover-se em Santiago é muito fácil da pra andar a pé, metro(muito) ou Uber (Em santiago eu evito usar taxi, pois além de ser mais caro é um pouco perigoso por conta do golpe do troco ou aumento da rota, caisas que acontecem com frequência) . O transfer após o desembarque no Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez (AMB ou SCL) é bem simples e fácil. As opções disponíveis para todos os estilos e bolso dos viajantes para chegar ao seu Hostel, Hotel, Airbnb ou endereço na cidade. As opções mais fáceis para ir do Aeroporto ao centro da cidade : de R áxi , Transvip e ônibus .





Transfer do Aeroporto ao Centro da Cidade
TÁXI

A corrida de Taxi do aeroporto ao centro sai em média por 20.000 pesos chilenos*. No caminho de volta, da cidade ao aeroporto, você até consegue negociar nuns 16.000. mas assim como nos aeroportos do Brasil existem diversos tipos de Taxis no aeroporto inclusive clandestino não recomendo pegar Taxi no aeroporto exceto se for os que tem guichê dentro do aeroporto.


Como funciona o táxi em Santiago do Chile

Os carros são pretos e amarelos e eles estão espalhados por toda cidade. Lá a tarifa base é de 300 CLP e aí você paga mais 130 CLPa cada 200 metros percorridos ou minuto de espera em algum lugar. Agora se for ir para um lugar mais distante, é sempre bom negociar com o motorista antes o preço da corrida.

DE ÔNIBUS

Duas empresas fazem o trajeto do aeroporto de Santiago ao centro, passando por alguns terminais e estações de metrô. A viagem leva cerca de 50 minutos e sai mais barato se você comprar os bilhetes de ida e volta. Essa é a opção mais Barata .



A TurBus tem ônibus a cada 20 minutos que saem do piso térreo do aeroporto, em frente a porta 5, a partir das 5h ate as 00:00 Horas . Na madrugada, há ônibus a cada uma hora. Eles param nas estações de metrô Pajaritos, Las Rejas e Universidad de Santiago. porem você deve saltar na estação mais próxima do seu destino (Hostel, Hotel, airbnb e etc) e seguir A Pé, de metrô, Uber ou táxi mais informações disponíveis no site:

https://www.turbus.cl/wtbus/indexCompraAeropuerto.jsf


A Centropuerto é outra Opção. Os ônibus vão do aeroporto à estação Los Héroes, passando pelos metrôs Barrancas, Pajaritos, Las Rejas, Universidad de Santiago, Estación Central e Unión Latinoamericana consulte os preços no site:

http://www.centropuerto.cl/


TRANS VIP

Quem estiver viajando só (foi o meu caso) e quer um transporte que seja mais barato que o táxi com segurança e conforto pode optar pelas vans compartilhadas da transvip. Elas levam os passageiros até os Locais de Hospedagem em veículos compartilhados e cobram 7.600 pesos chilenos* pelo serviço por pessoa mais informações sobre valores e horários consulte o site:

http://www.transvip.cl/

Locomoção dentro da Cidade

Metro em Santiago

O metrô de Santiago tem uma ampla malha de linhas que atendem bem as necessidades de quem quer se locomover pela cidade, mas tem algumas especificidades, então fique atento. O horário de funcionamento começa 6 am e vai ate às 11 pm de segunda a sábado, e de domingo ele fica aberto até às 10:30pm. O preço, também debitado da recarga disponível no Bip! Card (cartão do metro de Santiago que custa 1.550 CLP e deve ser carregado com 1.000 pesos na hora da compra obrigatoriamente, você pode comprar o seu dentro das estações de metro), as tarifas mudam de acordo com o horário em que você está viajando. Das 6 às 6:30 am, o preço é 610 CLP. Das 6:30 às 7 am, a passagem custa 660 CLP. Das 7 às 9 am, ela sobe para 740. Das 9 am às 6 pm , ela volta para 660. Logo em seguida, das 6 às 8 pm , ela volta para 740 CLP e diminui para 660 CLP às 8 até as 8:45 pm. Pelo resto da noite a passagem desce para 610 CLP. Estudantes e idosos pagam sempre menos da metade da passagem. O metrô é uma ótima opção para quem deseja visitar os pontos turísticos, pois a maioria das linhas passam pelo centro. No total existem 5 linhas de metrô: a 1 vermelha, a 2 laranja, a 4 azul, a 4A azul claro e a 5 verde (verifique as estações de embarque e desembarque na imagem abaixo).

Ônibus em Santiago


O transporte público de Santiago é um dos mais eficientes da América do sul, por sua eficácia. Para andar de ônibus público em Santiago é assim como no metro é necessário comprar o cartão Cartão/ Tarjeta Bip! Card. Ele se chama Bip! . Dessa forma, não não se puder usar dinheiro em especies para pagar a tarifa, mas se você estiver viajando em grupo, duas pessoas podem usar o mesmo cartão tranquilamente. Uma passagem custa em torno de 640 CLP, o que dá mais ou menos R$ 3,48. Se em duas horas você usar outro ônibus ou o metrô não é preciso pagar mais um bilhete.

Andar a Pé 

É sim possível e vale a pena andar a pé por Santiago. Inclusive o free Walking tour percorre boa parte do centro e passando por varios bairros e termina na Museu La Chascona ( Casa de Pablo neruda em Providencia).

Por Mario Ramos 06 fev., 2020
Tudo que você precisa saber sobre Pucon no inverno.
Por Mario Ramos 18 dez., 2018
Nesse post eu deixo dicas e informações sobre esse Paraiso pouco Explorado em Salvador- BA
Por Mario Ramos 03 nov., 2018
Esse texto fala sobre como viajar sozinho pode ser uma experiência incrível.
Por Mario Ramos 31 out., 2018
Guia de como se Locomover na Capital Chilena
Por Mario Ramos 31 out., 2018
Um texto que trata sobre o valor da liberdade
Por Mario Ramos 11 out., 2018
Dicas do que fazer em Salvador
Por Mario Ramos 20 set., 2018
10 dicas de atrações imperdíveis em Foz do Iguaçu
Por Mario Ramos Junior 11 set., 2018
Brotas é uma cidade do interior do Estado de São Paulo, distante apenas 250 km da Capital. É uma ótima opção turística para quem busca aventura e boa comida. Reconhecida nacionalmente como capital do turismo de aventura, a Estância Turística de Brotas possui diversas atividades de ecoturismo e lazer para toda família. Confira a baixo meu guia completo com dicas do que fazer na cidade.
Por Mario Ramos 08 set., 2018
Guia completo com dicas básicas de São Luis e dos Lençóis Maranhenses
Por Mario Ramos 24 jul., 2018
Tudo que você precisa saber sobre o deserto do Atacama no Chile
Mais Posts
Share by: